quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O Rei Lagarto e Roadhouse blues


“Ladies and Gentlemen, from Los Angeles California... THE DOORS” e, depois, aquele rift contagioso e incrível que todos os apreciadores dos Doors e dos blues conhecem tão bem. É assim que começa a versão mais conhecida desta música tão icónica. Sobre a música em si pouco há a dizer. É só ouvir, apreciar e não conseguir deixar de “abanar o capacete”. Acho que nenhum apreciador de música mais mexida pode dizer em consciência que não gosta desta música. Sobre os Doors muito foi escrito e muito há para escrever. Neste caso vou só escrever alguns apontamentos curiosos sobre a música. Primeiro um facto curioso. É a única música a sério dos Doors que existe no álbum no qual saiu a versão acima mencionada. O resto são uma proto-música de blues, música incidental feita para acompanhar a poesia do Jim Morrison e o adágio do Albinoni (também genial).
Estes factos  estão de acordo com o posicionamento do Jim Morrison, que nunca se viu como um vocalista mas sim como um poeta. Por outro lado é uma personagem em relação à qual não se deve fazer fé nas suas afirmações. Por exemplo: é conhecido por dizer que blues não é música a sério e que não gostava de blues, mas, como já disse, as duas únicas músicas dos Doors (uma delas quase uma música...) que aparecem no American Prayer são blues. E existem muitas versões de músicas de blues cantadas por ele. E é tão bom ouvir os blues cantados por ele... Talvez seja mesmo o género em que ele é melhor, como vocalista e frontman. Por outro lado é conhecida uma entrevista em que disse que o seu pai tinha morrido enquanto se soube, à posteriori que era “vivinho e bem vivinho” na altura dessa entrevista. Basicamente, gostava de dizer o que lhe apetecia (bem como de ingerir as substâncias que lhe apetecia...). Quereria isso dizer que era inconsequente? De modo nenhum! Basta ver o que ele significava no conjunto: acompanhado por três músicos excelentes nos respectivos instrumentos, não tocava um único instrumento e as músicas mais famosas do grupo não tinham origem nele (Light my fire, Roadhouse blues, etc.). No entanto, quando morreu o resto do grupo não conseguiu fazer nada com um nível sequer parecido com o que atingiram no seu tempo. Porquê? Provavelmente porque ele era quem era, o “Lizard King”... Para quem tiver dúvidas, é só voltar ao princípio: “Ladies and Gentlemen, from Los Angeles California... THE DOORS” e ficar a gozar aquela música deliciosa e visceral...

Paulo Lopes

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