quarta-feira, 10 de abril de 2019

Viagem pela Europa


Eu que não costumo viajar, tive oportunidade de o fazer através de um leque de músicas, que aproveito já para dizer que adorei. Mas uma das músicas levou-me a muitos mais locais do que somente aquele a que se refere. Isto não deriva só do meu amor incondicional pelo artista, mas porque ele próprio recentemente andou de viagem pela Europa a promover o seu segundo álbum Staying at Tamara’s. Já sabem quem é? Ainda não? Então vou-vos dar outras informações sobre ele para ver se adivinham…

Nasceu em Hertford, na Inglaterra, no dia 7 de junho de 1993. Ele estudou sempre em Hertford até 2011 quando se mudou para Londres para estudar no British and Irish Modern Music Institute. Curiosamente o seu irmão Ethan também é músico mas o nome artístico dele é Ten Tonnes. Então já sabem quem é? Ainda não… onde está a vossa cultura musical? Bem, parece que vos vou ter de dar as pistas fáceis.

Este artista tem uma obsessão por Bob Dylan, sendo este uma das suas principais fontes de inspiração bem como Woody Guthrie. Assim, a sua música enquadra-se num estilo entre os primórdios do folk americano e os blues. O timbre dele é descrito pelo When the Gramophone Rings como “cheio de alma, mas que por alguma razão parecia mais provável vir de um barista do Alabama do que de um jovem de Bristol”, uma descrição mais elaborada e literariamente estilizada. A que estou acostumada a ouvir quando apresento a musica deste artistas aos meus amigos é “mas isso que ouves é cantado por um velho?”. Agora já sabem quem é certo? Vá lá… Ainda não? A sério oiçam rádio.

Por falar em rádio, devem estar familiarizados com estas músicas. Uma delas deu no programa e é um dos seus maiores êxitos, mas se eu disser adivinham logo, por isso vou-vos dizer outras. No seu inicio de carreira lançou o álbum Wanted on Voyage de onde sai Blame it on me e Listen to the man, que tem a participação do Sir Ian McKellen no videoclipe oficial. Mais recentemente chegou ao topo das tabelas com Shotgun e Paradise do seu segundo álbum. Agora já sabem quem é certo? Olhem a minha paciência acabou, por isso, vou ter de revelar quem ele é… mas antes disso devia-vos contar como comecei a ouvir este jovem britânico.

Bem, foi o meu pai que me mostrou a música dele. Uma delas, curiosamente a que passou nesta emissão e me fez falar-vos sobre ele. Achei eu como todos os que o ouvem, que a voz dele era peculiar e um pouco antagónica, tendo em consideração o aspeto dele: um rapaz novo, lourinho de olhos claros. Achei também interessante que a música dele tivesse feito sucesso, não por achar má, muito pelo contrário, por a achar muito fora da música que domina as tabelas atualmente. Durante muito tempo pensei que fosse um one hit wonder e que nenhuma outra das suas músicas era do meu gosto, mas ao investigar com atenção acabei por conhecer mais e passar a adorá-lo. Há também um facto curioso sobre ele que me fascina. Apesar de muita da sua música ser sobre assuntos comuns como o amor ou o desamor, ele gosta imenso de viajar, e por isso muitas das suas músicas remetem para cidades ou locais que ele visitou. Realmente foi um bom artista para incluir nesta viagem musical!
Agora é que acho que já tiveram pistas suficientes. É agora a hora do verdade. Será que adivinharam. Façam as vossas apostas ouvintes… O artista sobre quem estive a escrever até agora é… rufem os tambores… George Ezra. Acertaram?

Inês Falcato


10-04-2019

Sem comentários:

Enviar um comentário