terça-feira, 11 de junho de 2019

Adeus... vou largar tudo

Foi precisamente com o tema, Letting go, que me iniciei a ouvir Kino. Na altura andava, talvez, ainda um pouco mais anti-social do que sou habitualmente. À minha volta, amigos e conhecidos diziam-me que não devia erguer barreiras tão difíceis de transpor, porque assim era difícil alguém ultrapassá-las e conseguir chegar ao pé de mim.
Sentia-me um autêntico ouriço, que cada vez que detetava alguma proximidade, espetava uma defesa espinhuda para fora e não deixava ninguém tocar-me. Até que… bom a história que escrevi logo na primeira vez que ouvi os Kino foi a que apresento a seguir. Chama-se A Donzela e o Ouriço, o fim da história é... bem … é um fim de história à minha moda. Para saber como é, leiam já abaixo.

No entanto, o que me fez escrever esta história foi a música Letting Go dos Kino e, por isso, aqui fica uma breve história dos rapazes.
Os Kino, são uma banda britânica, constituída por músicos muito experientes, oriundos de outras bandas, a saber: John Mitchel, guitarrista e vocalista (ex- It Bites, Frost , Lonely Robot e Arena), Pete Trewavas, baixista (ex-Marillion, Transatlantic e Edison's Children), John Beck, teclista (ex- It Bites) e Craig Blundell  (ex- Frost, Steven Wilson).
O primeiro álbum da banda "Picture" (de onde é oriundo Letting Go) saíu em fevereiro de 2005 e foi muito bem recebido pela crítica e pelo público em geral. Após um longo hiato de tempo,  de cerca de 12 anos, sem novidades dos Kino, eis que editam em Março de 2018 "Radio Voltaire". O rock progressivo que praticavam, volta a ser a nota dominante e eu, pessoalmente, já tenho pelo menos dois dos temas deste álbum na minha playlist de favoritas.
Para mim foi muito importante aperceber-me, de como quatro compinchas faziam um som denso, musculado e instrumentalmente tão elaborado, ao vivo. Por isso, deixo aqui ficar o link para um vídeo espetacular, Letting Go dos Kino, ao vivo, em 2005 na televisão alemã.
E para ler enquanto ouvem o tema, aqui fica:

A Donzela e o ouriço

Refª Musical:  Letting go – Kino
Com uma expressão de desespero, a donzela lançou-se para o chão da pequena varanda e ali se deixou ficar por um pedaço, imóvel, enquanto ouvia a porta da rua bater, após mais uma daquelas conversas inúteis em que o egoísmo daquele com quem vivia se mostrava, uma vez mais, em todo o seu esplendor.
Quando deu conta da porta a fechar, esticou os braços, movimento que a fez tocar em algo que a picou na mão esquerda. Com surpresa, verificou que um pequeno ouriço utilizava aquele canto da sua varanda como local de abrigo.
Ficou imóvel à espera que ele desfizesse a sua barreira intransponível de espinhos e, quando ele o fez, disse-lhe, em voz doce e em tom de desabafo, “Tu é que tens sorte...estás protegido”.
Para grande espanto seu, o ouriço respondeu-lhe “Mas com isso ninguém se aproxima de mim”. Ela, após superar a fase inicial de surpresa, começou a falar com ele. E, rapidamente, verificaram que havia uma química muito especial entre eles.
Todos os dias ela se ia deitar junto do seu ouriço e falavam, falavam horas perdidas sobre tudo o que lhes vinha à cabeça. Ela ensinou-lhe tudo aquilo que ele nunca experimentara dada a sua condição de ouriço e ele, em contrapartida, ensinou-lhe o que é a paixão, porque de qualquer coisa que falassem ou fizessem ele fazia-o com paixão, algo que ela já não sentia, nem via, há muito tempo.
Os dias, os meses e os anos foram passando com esta estranha relação sempre a crescer (com os seus altos e baixos, como é óbvio), até que um dia, a donzela chegou ao pé do ouriço e disse-lhe, “Vou deixar de vir aqui ter contigo...vai custar-me muito, ao início, mas é melhor”. O ouriço, sem saber porquê e sem capacidade de resposta, fez o que sempre fazia para se defender de algo que o magoava e eriçou a sua barreira espinhosa.
A donzela ainda procurou saber se ele estava bem, mas, de dentro de casa, ouvia-se a voz daquele com quem ela vivia dizendo “Rápido...vamos”. Ela saiu, deixando a casa completamente vazia e o pobre ouriço completamente desamparado.
Nos primeiros tempos, ele ficou fechado até que começou a pensar nas muitas coisas que ela lhe tinha ensinado e como o mundo, lá fora, podia ser muito bonito, por isso, ao fim de uma semana, decidiu “baixar guarda” e sair daquele espaço. Com um impulso, lançou-se da varanda para o chão e, contente com a sua decisão, começou a caminhar em direção ao sol.
O condutor do carro nem viu o que tinha pisado. Somente quando chegou a casa, à noite, e estacionou o carro na garagem da sua nova moradia, viu que havia marcas de sangue nos pneus e os restos de um corpo estropiado. Só aí se apercebeu que tinha atropelado um ouriço e pensou que aquela bicharada devia manter-se no sítio deles e não vir passear para o meio da cidade, onde há sempre tanta coisa a acontecer.


Carlos Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário